Tábua das Marés
Acompanhe as marés do Piaui em tempo real.
Clique aqui

A tábua de maré (ou tábua das marés, tábuas de marés) é fundamental para quem está planejando uma viagem ao litoral — especialmente para a região Nordeste do Brasil! Quem vive nas cidades praianas provavelmente está familiarizado com o tema e sua importância ao realizar uma viagem, mas para quem desconhece o assunto, consultar as tábuas de marés é a forma mais segura de garantir seus passeios a piscinas naturais e aproveitar as melhores praias do Brasil!  Se você já esteve no Nordeste, deve se lembrar que viajar no período correto da maré faz toda a diferença para curtir a viagem. Hoje, então, vamos te mostrar como funcionam as tábuas de marés, que cada um chama de um jeito, e certamente te ajudarão a identificar quando viajar para o destino que você deseja!

O que é a tábua de maré — porque ela é tão importante?
As marés são as alterações no nível do mar. Elas são influenciadas pela força gravitacional do Sol e principalmente da Lua: à medida que o movimento entre a Terra, Sol e Lua acontece, a movimentação do mar varia, fazendo com que o nível da água do mar desça ou suba acima do seu nível regular.

Os pontos extremos desse movimento são a maré cheia (ou maré alta), quando a água visivelmente atinge seu nível mais alto e parece levar mais água para a terra, e a maré baixa (ou maré seca), em que a água atinge seu nível mais baixo, quando temos a impressão de que a água do mar foi “retraída” em direção ao oceano. É justamente no período de maré baixa, ou seja, quando o nível do mar está mais retraído e seco, que as piscinas naturais ficam em evidência e, portanto, melhores para aproveitar muitas das praias do litoral brasileiro.